FHC e a Cultura Material

cultura material

Antes de mais nada, vamos a definição de cultura material que vou usar como base nesse texto. O conceito de cultura material pode ser definido usando quatro características principais. Primeiramente, a cultura material busca a abrangência, a representação de um grupo, de uma população. Em segundo momento, a definição da cultura material busca o que é o comum entre as pessoas nesse espaço físico, e além disso, o que é estável e constante. Em terceiro, devemos levar em consideração que a cultura material é o estudo de aspectos culturais materializados, ou seja, auto explicativa pela materialização (podemos ir mais afundo na formação de infraestrutura – conceito explorado por Marx – mas por hora, essa é a melhor definição que conseguimos dar a palavra “material”). E por último, podemos explorar que, sempre quando um estudo é feito sobre a pré-história, inicia-se com a observação da matéria dessa civilização, para depois fazer uma pesquisa antropológica que analisa as culturas “vivas”, ou melhor dizendo, o não-material (BUCAILLE E PESEZ, 1989).

Quando Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente brasileiro declara “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados” (Fonte: UOL), só consigo pensar na vertente da imposição da cultura material. Quando FHC declara isso, para mim, fica claro que ele esta dividindo os eleitores como “informados” e “desinformados” (sendo desinformados uma coincidência com a população menos favorecida).

Ao se dividir os eleitores dessa maneira, vejo um raciocínio extremamente triste vindo de um cientista político.
A partir do momento que ele se coloca no grupo dos “informados”, levando a crer que seu raciocínio esta acima dos “desinformados” (se feita uma discussão epistemológica), pode-se concluir que o grupo dos “informados” tem uma cultura material mais superior do que os “desinformados”. (Não gostaria de usar essa metodologia para definir o eleitorado de Dilma e Aécio Neves, penso que esse é um pensamento preconceituoso. Porém, uso para não distorcer o discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso).

A imposição da cultura material de FHC ficou explícita nessa declaração pois se diz que é mais informado que o eleitorado da Dilma. Além do desrespeito a liberdade do voto, por que ele se acha superior aos eleitores pró-Dilma? Não entra na minha cabeça se achar superior só por que faz parte de um partido elitista (ou mais “informado”, como quiser).
Por que se achar superior do eleitor com renda menor que R$2.000 reais por mês sendo que você não vive o que essas pessoas ditas “desinformadas” vivem?

Fazendo um paralelo extremo com o Terceiro Reich, podemos dizer que por essência, o partido nazista expressava claramente a imposição da cultura material germânica aos judeus. Quando diziam em seus vídeos de propaganda (indico os filmes “Arquitetura da Destruição” – 1989 e “O Eterno Judeu” – 1940) que os judeus eram apenas parasitas do comércio e que apenas lucravam da produção ariana, ficava explícito que se diziam superiores materialmente se comparados a população judaica. Por se acharem superiores de acordo com o conceito de cultura material, se sentiam autorizados de buscar o extermínio a procura da “raça perfeita”.

Por fim, vale a reflexão sobre o conceito de cultura material e como podemos aplicá-lo no dia a dia. Repare que não comparo FHC ao Terceiro Reich, porém se buscarmos a essência e radicalizar o pensamento sobre a imposição da cultura material, vemos semelhanças de pensamentos referente ao conceito. Além disso, não busco fazer apologia a nenhum partido político e também não me prender as críticas, esse texto é apenas uma reflexão sobre uma frase e um conceito.

Referências

PESEZ, Jean-Marie; BUCAILLE, Richard. Cultura Material. Lisboa, Homo – Domesticação – Cultura Material, vol. 16, p. 11 – 47, 1989.

UOL. “PT cresceu nos grotões porque tem votos dos menos informados, diz FHC”. São Paulo, 06/10/2014. Disponível em: <http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/10/06/fhc-pt-cresceu-nos-grotoes-porque-tem-voto-dos-pobres-menos-informados.htm&gt;. Acesso em: 13 out 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s