Crítica ao Realismo – Parte 1

Em análise ao livro “Teoria das Relações Internacionais” de Nogueira e Messari, apresento minhas críticas a via teórica realista.

Sobre o realismo, no qual acredita em um sistema internacional anárquico, ou seja, nenhum estado impõe seu interesse nacional sobre outro, esta a minha crítica.

As burguesias que lideram o interesse nacional do Estado estão em constante conflito, pois interesses de burguesias (ou Estados) divergem entre si no cenário mundial. Nesse ponto que entra minha crítica, pois, como o indivíduo é sedento de poder e ambicioso, seu interesse nacional ultrapassa os limites de outros estados, abdicando seus valores ou interesses sobre outros atuantes no sistema internacional.

Não proponho a existência de um Leviatã (como diria Hobbes na ordem interna de um Estado), mas sim a dominância de burguesias no sistema internacional por viverem em um cenário extremamente estratificado, de acordo com Wallerstein, no qual países de terceiro mundo dependem das burguesias ou estados de primeiro mundo para garantir sua estabilidade, segurança interna (como o realismo propõe). 

Outro conceito que critico nesse artigo é o de “caixa-preta”, no qual o objeto de analise (Estado) é apenas analisado externamente, ou seja, o realismo não leva em consideração a parte interna do Estado, assim considera o estado interno utópico para assim, estar disposto a analisar o Estado no sistema internacional.

Ao se deixar de lado o “Estado-interno”, se tira o peso das decisões dos indivíduos e também, um conceito que hoje em dia se tornou cada vez mais importante nas agendas internacionais: a opinião pública. Com a “caixa-preta”, admitisse que o governo toma controle da segurança e organização do seu Estado, o que em minha opinião, se torna a utopia do realismo.

 Esta crítica apresentada é apenas a introdução de um pensamento sobre as vias teóricas das relações internacionais. 

 

04/01/2014

 

Pedro Paulo Piovan

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s